HomeQuem SomosA Evolução

A Evolução

{mosimage}

Por volta de 1965, terá sido trazido para Portugal o primeiro catamarã, um SheearWater...

Na década de 70, alguns entusiastas, fizeram várias experiências com modelos caseiros utilizando esferovite e madeira! O Fernando Costa, o Emilio Roldão e o Fernando Mergu foram entre outros os principais "inventores". Os Fero, de madeira, chegaram mesmo a ser comercializados e a constituir uma pequena frota.

Em 1980 veio para Portugal o primeiro catamarã de produção industrial, um Hobbie Cat 14. Iniciava-se assim, através do João Dias Machado e do Mergu a importação organizada destes barcos. O Hobbie Cat 16 chegaria 2 a 3 anos depois.

Por volta de 1983, por intermédio do Rogério Pires, foram importados os primeiros Dart . O Rogério foi indiscutivelmente o entusiasta que tirou a modalidade de um grupo de amigos para o da Vela organizada. Organizou inúmeras provas, desde troféus Regionais, ao Europeu de Dart, passando pelos Campeonatos Nacionais.

Eram os tempos do Clube Português de Catamarãs, da Associação Portuguesa da Classe Hobbie Cat e da primeira Associação Portuguesa de Catamarãs. Essa euforia culminaria com duas grandes provas, o campeonato Europeu de Hobbie 14 (Cascais-1985 c/ meia centena de velejadores) e o Campeonato Europeu de Dart 18 - Troia-1988 (c/ três centenas de velejadores). A maior frota de catamarãs, repartida por Dart e Hobbie encontrava-se então no Clube Desportivo de Paço de Arcos.

Entretanto na Europa, nos finais de 80, as regatas com multimarcas iam escasseando. Impunha-se o espirito tradicional da Vela: o do "one-design". E o movimento entre nós foi perdendo força. Não havia a hegemonia de nenhum modelo que justificasse a organização de provas especificas de classe.

Pouco a pouco foram resurgindo dois grupos distintos de frotas de catamarãs. Um em Setúbal (mais tarde seguidos por velejadores da Torreira e da Figueira da Foz) e outro em Aveiro. O primeiro só com Dart, mas em Aveiro com várias marcas e modelos.

Em 1993 foi constituida uma nova Associação Portuguesa de Catamarãs que englobava todo o tipo de catamarãs, actualmente sem actividade digna de registo.

Nessa altura já se prespectivava a criação da Associação Portuguesa da Classe Dart - Catamarã, que se tornou realidade em meados de 1994, reeniciando-se assim as regatas de classe, tornando-a hoje na única classe de catamarãs organizada em Portugal.

Actualmente em Portugal deverá ser possivel contar mais de uma centena de catamarãs, dos quais a maioria são Dart 18.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

Last Updated on Monday, 19 March 2007 23:45