HomeQuem SomosA APCDC

A APCDC

Article Index
A APCDC
E o Barco?
All Pages

O Desporto da Vela em Portugal, organizado de acordo com as regras internacionais e orientações da Federação Portuguesa de Vela (FPV), assenta na dinâmica das Associações de Clubes e das Associações de Classes, para além da organização da própria FPV.

As Associações de Classe têm por objectivo primeiro promover e organizar as suas classes de barcos. Conjuntamente com a FPV e os Clubes elaboram os seus circuitos nacionais, promovem acções de formação e garantem o cumprimento das regras da respectiva Classe Internacional, entre outros.

A Associação Portuguesa da Classe Dart - catamarã (APCDC), vai mais longe. Sob o lema "Dart sailing means making friends" (em inglês, já que a partir da última reunião internacional da Classe, esta frase tornou-se quase como que uma palavra de ordem para a Familia Dartista), tenta-se restabelecer o conceito da Vela como um desporto de lazer, um desporto para toda a familia. Os programas complementares pós-vela atraem amigos e familias, que mais tarde começam a praticar Vela. É comum na frota Dart competirem e confratenizarem familias inteiras: casais, pais e filhos.

Para isso há provas tão diferentes. Em Portugal há desde as tradicionais regatas em triângulo, a raides, passando por regatas de match-racing ou até mesmo por um Dart-Fun. O Circuito Oficial constitui-se em cerca de 10 provas, de Norte ao Sul do país, que pontuam igualmente para 14 titulos diferentes. Todas as provas contam para um Ranking Nacional, com critérios tão diversificados como o dos Melhores Absolutos, o 1º Junior, o 1º Master, o Melhor Casal, o Melhor Single, o Mais Regular, entre outros. Os prémios não são cumulativos, i.é. apesar do titulo ser devido a determinada tripulação o prémio é entregue à tripulação seguinte se o titular tiver entretanto ganho o prémio de um dos critérios anteriores … Há também um torneio de ski ... na neve, e provas com crianças de Escolas de Vela de Clubes. Promovem-se estágios quer teóricos - só com regras e tácticas de regata - quer práticos. Instruem-se métodos de trabalho. Em algumas provas trocam-se espontâneamente tripulações. Não se escondem afinações. Na Classe Dart os campeões não são seres à parte mas sim amigos que partilham experiências…



Last Updated on Tuesday, 07 December 2010 03:40